A história de Katharine Gun

A protagonista real de Segredos Oficiais

Há pessoas comuns que de repente se tornam excepcionais causando um impacto na sociedade em que vivem. É o caso da tradutora Katharine Gun que decidiu vazar informação secreta sobre os planos do governo britânico para espionar a vida de representantes da ONU e assim pressioná-los para votar a favor da guerra no Iraque em 2003. A revelação causou um grande escândalo e provocou um movimento antiguerra impressionante.

 Contudo, quem é e qual a importância de Katharine Gun? Com 28 anos, Gun trabalhava  na agência de inteligência do Reino Unido GCHQ e sua rotina corria de forma tranquila e comum. Até que um dia recebe um e-mail que a deixa inquieta e a decisão de divulgar esse conteúdo explosivo causa uma grande reviravolta em sua vida. A mensagem da Agência de Segurança dos Estados Unidos (NSA) pedia à agência inglesa cooperação na espionagem de diplomatas de seis países integrantes da ONU a fim de obter informação e pressioná-los para votar a aprovação da guerra.

 Ela teve algumas dúvidas e hesitou, mas finalmente decidiu divulgar o conteúdo do correio eletrônico, arriscando assim sua própria vida.

 

Official Secrets: a verdade é sempre a única saída

 Segredos Oficiais permite ao espectador descobrir toda a trama secreta e as vicissitudes que Gun (Keira Knightley teve que atravessar após revelar a notícia. Com a direção de Gavin Hood, o longa é realmente fascinante e ocasiona um debate: o funcionário de um país deve lealdade aos políticos que estão momentaneamente no poder ou a todo o conjunto de cidadãos?

 Certamente um filme que provocará muitas emoções, vale a pena assisti-lo! 

Design by BUPPIT
Subscrever Newsletter
o
Subscrever Newsletter

Gracias por suscribirse!