Ficção Científica: do cinema à realidade

Quantas histórias que vemos na tela se tornam parte do nosso presente?

Os filmes de ficção científica trazem inúmeras histórias ambientadas no futuro ou que incluem elementos futurísticos. De naves que viajam de planeta em planeta a telefones celulares, a maioria dos aparelhos do nosso presente foram, em algum momento, objetos imaginados em uma ficção.

À medida que esse tipo de gênero avançava, os autores ficavam vez mais estimulados a mergulhar na tecnologia, em versões ficcionais do futuro,  cada detalhe passou a ter mais precisão. Tanta que hoje não é mais uma invenção, sim parte da nossa realidade. Em O vingador do futuro (1990) são mostrados scanners do corpo inteiro, que hoje são comuns em aeroportos. A leitura biométrica de íris e retina mostrada no Minority Report: a condenação prévia está se tornando cada vez mais comum. Outro filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, tem muitos elementos que agora fazem parte do nosso cotidiano:  aparelhos falantes (por exemplo “Alexa”), livros eletrônicos e estações espaciais.

Quais outros filmes da Diamond poderiam prever o futuro? No caso de O Espaço Entre Nós, o filme aprofunda a possibilidade de viver em Marte, um conceito que ainda está sendo investigado e considerado para os próximos anos.  Por outro lado, o filme Transcendence - A Revolução apresenta uma máquina que combina a inteligência coletiva com todas as emoções humanas. Dessa forma, a sétima arte dá continuidade ao debate sobre a inteligência artificial, todas as infinitas capacidades que ela possui, bem como os limites que devem ser instalados para se diferenciar dos seres humanos.

Quais outros filmes você adicionaria a esta lista?

Fique ligado para mais informação!

Design by BUPPIT
Subscrever Newsletter
o
Subscrever Newsletter

Gracias por suscribirse!