Os maiores do cinema: a estética de Stanley Kubrick

Vamos aprender um pouco mais sobre esse diretor fascinante.

Stanley Kubrick nasceu em 26 de julho de 1928, em Nova Iorque. Ele foi um diretor, roteirista e produtos que conseguiu se destacar entre seus colegas como um dos cineastas mais influentes do século XXI. 

Como seus filmes se destacaram? Muito devido à sua técnica e precisão. Vamos dar uma olhada em suas características: 

-       FOTOGRAFIA - Uma das grandes paixões do cineasta era a fotografia, e foi por essa arte que ele começou a se aproximar do mundo do cinema. Desde o início é possível notar nos detalhes o estilo de Kubrick em sua fotografia. Kubrick buscava uma certa harmonia imagética assim como captar da melhor maneira os momentos mais espontâneos. 

-       ENQUADRAMENTOS -  Kubrick tem um enquadramento que é sua marca registrada. Muitos de seus filmes são impressionantes porque possuíam o que chamamos de um ponto de perspectiva, o que significa que que a câmara utiliza um ponto central dentro da composição e isso cria um buraco negro em torno do elemento enquadrado. 

-       ORDEM E GEOMETRIA - Além do enquadramento perfeito, a maioria de seus filmes é um conjunto harmonioso de elementos como o cenário e seus atores. Se observar atentamente cenas diferentes, será possível identificar o estilo marcante de Kubrick. O movimento de câmera consiste em cenas simétricas e linhas que nos fazem querer seguir as personagens durante a narrativa. 

Outro elemento muito usado foi a luz como elemento próprio da história: luzes em espelhos e spotlights intensos eram utilizados para enriquecer a cena. Por outro lado, o cenário e arquitetura eram outro destaque de seu trabalho, em cada detalhe presente servia para impulsionar sua narrativa e intenções como diretor. 

Quais são seus filmes mais famosos? Essas são as nossas indicações: De Olhos Bem Fechadoscom Nicole Kidman e Tom Cruise, 2001: Uma Odisséia no Espaço, Laranja Mecânica e O Iluminado estrelado por Jack Nicholson. 

Fique ligado para mais informações! 

Imagem: Google

Design by BUPPIT
Subscrever Newsletter
o
Subscrever Newsletter

Gracias por suscribirse!